sábado, 3 de julho de 2010

Quando eu digo que é, às vezes "fáia"...kkk


O clichê do clichê



sobre Cultura Por Philio Terzakis
pterzakis@yahoo.com

A sete chaves, de mão beijada, efeito dominó, fazer das tripas coração, fugir da raia, poder de fogo, voltar à estaca zero e tantas outras.

Quem inventou essas expressões teve uma grande sacada. Elas são pura poesia em forma de prosa. Cristalizam em poucas palavras idéias centrais de nossa cultura. Quem nunca guardou um segredo a sete chaves? Ou tentou fugir da raia?

Quem as copiou, logo depois, não fez mais do que o óbvio e ululante (ui! clichê). Como não copiá-las? Elas são geniais. Ou melhor... eram.

Porque hoje, coitadas, não passam de clichês. Pois é: chavão, lugar-comum, estereótipo. De tão usadas, por tanta gente e nas mais diferentes ocasiões, se gastaram.

Resultado: sim, em geral, elas devem ser banidas de todo texto que se quer competente. E belo, sedutor, original. Não tem pra onde correr (ui! outro).

O mais engraçado é que, na vida real (ui! mais outro), a gente pode usar clichês à vontade (ui, ui, ui!). Basta recheá-los com sentimentos verdadeiros.

Por exemplo: quer frase mais batida que "eu te amo"? Pois basta juntar um casal que se gosta de verdade, para a proposição ficar novinha. Para a gente pensar que ela nunca foi usada antes e nunca será usada novamente.

Mas, num texto, as boas intenções não bastam, infelizmente. Num texto, o que conta é o estilo. É mais ou menos como a mentira. Minta na vida real, mas não minta na ficção. Ninguém vai acreditar. Por que Gabriel García Márquez é um grande escritor? Entre inúmeras outras qualidades, ele não mente.

Uma pista para fugir do clichê? Pense com sua cabeça e escreva com sua mão. Não com as dos outros. Diga simples e diretamente o que quer dizer, com suas palavras. Sem esquecer que o segredo não é a supressão, mas a dosagem. Ninguém escapa do clichê. Mas todo mundo pode evitar os excessos.

2 comentários:

  1. Acho que ninguém vive sem clichê. Mas em textos séeeerios... realmente, quanto menos usar melhor.

    Lua de chocolate? Hummmmmmm

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  2. Muito bom teu blog, foi muito bom conhecer.
    Voce só precisava arrumar um template mais escuro, iria realçar muito mais tudo aqui.
    Tenha um final de semana feliz
    Maurizio

    ResponderExcluir