quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pra correr atrás...rsrsrs


Malhar no frio gasta mais calorias que no calor.

No inverno, a vontade de ficar embaixo das cobertas e dormir um pouco mais domina muita gente. Junto com o clima frio, chega a preguiça e muitas vezes a gula. Por isso, apesar da maior tentação ao sedentarismo, a atividade física é indispensável nesta época do ano.
Fazer academia já é um costume para homens e mulheres no verão, mas se engana quem acredita que a prática é válida apenas para a estação mais quente do ano. No inverno, o corpo responde e se acostuma mais rápido com a malhação, portanto, começar a se exercitar nesta época é uma boa oportunidade para chegar mais confiante e preparado ao verão.
- Os problemas relacionados às atividades esportivas no calor, em altas temperaturas, como por exemplo, hidratação deficiente, aclimatação inadequada, sincope induzida pelo calor e hipotensão, normalmente não acontecem no inverno. Por isso, é uma boa época para se praticar esportes. - conta a cardiologista especializada em medicina do esporte Iza Bragança.

Estudos comprovam que no frio o gasto calórico também é maior, por conta da aceleração do metabolismo para manter a temperatura corporal alta. “Quando o organismo é submetido à baixas temperaturas no ambiente, ele gasta mais energia para manter a temperatura corpórea estável, queima mais calorias para aumentar o seu próprio calor”, explica a médica.
Sendo assim, quem pretende eliminar peso pode se beneficiar com as mudanças fisiológicas do corpo provocadas pela diminuição da temperatura, que pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos. Mas antes de começar a malhação, vale lembrar que no inverno é ainda mais importante dar ênfase ao aquecimento com alongamento antes do início da atividade. Nesta época aquecer é fundamental, já que os músculos ficam mais contraídos que normalmente.

A médica aproveita ainda para acabar com o mito de que o suor é sinônimo de maior queima de calorias. Muita gente prefere correr sob o sol do meio dia ou mesmo usar mais roupas enquanto pratica esporte para suar mais. “Suar não emagrece. O corpo humano sua para transferir o calor de dentro do corpo para fora e assim manter a temperatura interna do organismo entre 36 e 36,5ºC. É um processo de termoregulação, de ventilação corporal, onde se perde apenas água e sais minerais, não gordura.”, acrescenta.
Exercícios físicos são sempre importantes e parar com eles é um erro, o corpo precisa ser estimulado sempre para manter a vitalidade. Mesmo com uma menor preocupação em relação ao corpo neste período do ano, já que há mais roupa cobrindo a pele, a dica é aproveitar o inverno para malhar.

Por Thais Padua

Nenhum comentário:

Postar um comentário