quarta-feira, 20 de abril de 2011

Song, sing, song!!!!


Música para Bebés
Por Catarina Teixeira (Artigo publicado na revista Flor de Lótus)
A música faz parte da vida do Homem desde tempos imemoriais, e está intimamente ligada ao bem-estar físico, mental, emocional e espiritual, mas só nas últimas décadas, graças ao interesse da comunidade científica, se conseguiu perceber a real influência dos sons, tons e vibrações no nosso desenvolvimento e evolução.
Desde sempre, e nas mais variadas culturas, é costume a mãe cantar canções de embalar ao seu bebé, quer esteja ainda dentro do útero, ou já tenha nascido. Crê-se que esses primeiros sons, essas harmonias cantadas ao bebé durante a gestação, eram as primeiras lições de linguagem, e os primeiros laços emocionais estabelecidos entre mãe e filho. Hoje em dia as investigações e estudos levados a cabo sobre a audição pré-natal, mostram-nos muito mais sobre o misterioso mundo da vida intra-uterina.
A par do tacto, do paladar e do cheiro, a audição é um dos sentidos que se desenvolve dentro do útero da mãe, e que tem um papel muito importante na ligação do bebé com o mundo exterior. Os bebés conseguem ouvir em pleno a partir do 5º mês de gestação, é através deste sentido que terão o seu primeiro contacto com o mundo fora do ventre, e com a voz da mãe e do pai.
O ambiente intra-uterino vai afectar profundamente o desenvolvimento da personalidade e do cérebro do bebé, uma vez que no momento do nascimento ele já tem todos os neurónios em funcionamento, e já partilhou uma série de experiências e memórias com os progenitores. Isto significa que o desenvolvimento cerebral começa ainda dentro do ventre, e que, com o estímulo certo, podemos melhorá-lo.
Inúmeros estudos concluem que ouvir música dentro do útero e nos primeiros anos de vida, ajuda a estimular o cérebro, o desenvolvimento educacional e emocional, melhora a saúde, acalma, tranquiliza, e fortalece os laços familiares.
Após o nascimento, os bebés que ouviram música estimulante durante a gestação reagem de diversas formas quando ouvem músicas ou sons familiares: viram a cabeça na direcção do som, ficam quietos e atentos, alteram a expressão facial, chegando mesmo a sorrir, e chucham com mais energia. O ritmo cardíaco diminui, a respiração torna-se mais regular, e o abdómen relaxa. O choro acalma, e o bebé descontrai de uma forma geral. Isto acontece porque os bebés recordam os sons que ouviram com mais frequência durante o período de gestação ao longo do primeiro ano de vida.
Nos primeiros tempos após o nascimento, a música pode também desempenhar um papel muito importante na adaptação do bebé ao seu novo ambiente, fazendo-o recordar-se da sensação de segurança e confiança que sentia dentro do ventre, tranquilizando-o e acalmando-o. E um bebé tranquilo é um bebé feliz.
Catarina Teixeira
Zen Babies
music@zen-babies.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário