sábado, 19 de setembro de 2009

Alegria nos cheiros



"Este perfume tinha frescura; não era, porém, a frescura das limas ou das laranjas, a frescura da mirra ou da folha de canela, ou da hortelã ou das bétulas... nem a de uma chuva de Maio, de um vento gelado ou da água de uma nascente... e continha simultaneamente calor; mas não um calor semelhante ao da bergamota, do cipreste ou do musgo… nem ao de um bosqueado de rosas ou de ísis... Este perfume era uma mistura de ambos, do que passa e do que pesa; não uma mistura, mas uma unidade, e, além disso, humilde e fraco, e, no entanto, robusto e resistente como um pedaço de seda fina e brilhante... e, todavia, não como a seda, mas antes como o leite com mel onde se molha um biscoito, o que nem com a melhor das boas vontades se conjugava:leite e seda! Incompreensível este perfume, indescrítivel, impossível de classificar…”

(Patrick Suskind, O Perfume)


Sou movida por cheiros que marcaram minha vida e que sinto novos odores a cada tempo que passa. Tenho loucura por perfumes. Quando li o livro O Perfume, fiquei apaixonada, são tantos detalhes que você realmente sente o cheiro no ar. E por que será que baianos usam a expressão: "E um cheiro"?

Um cheiro, é um beijo, um afago, uma forma de carinho.


O cheiro interfere na atração sexual?

Teoricamente, a mulher na fase fértil pode transmitir um cheiro que informa ao homem que está mais receptiva ao sexo. Estudos também sugerem que elas seriam capazes de identificar, pelo "cheiro", homens com perfil imunológico complementar ao delas. Esse seria o odor dos feromônios, substâncias ligadas ao reconhecimento sexual. Trata-se de um mecanismo comprovado entre os animais mamíferos, que garante filhos mais fortes.

Em humanos, o tema é polêmico. Isso porque a identificação dos ferômonios é feita por uma estrutura chamada órgão vomeronasal. Embora nós tenhamos essa estrutura, acredita-se que ela seja só um resquício de nossos ancestrais, sem função atual.


Tô com saudades de tu meu desejo Tô com saudade do beijo e do mel Do teu olhar carinhoso Do teu abraço gostoso De passear no teu céu É tão difícil ficar sem você O teu amor é gostoso demais Teu cheiro me dá prazer Quando estou com você Estou nos braços da paz Pensamento viaja e vai buscar Meu bem querer Não posso ser feliz assim Tem dó de mim Que é que eu posso fazer Tô com saudades de tu meu desejo Tô com saudade do beijo e do mel Teu cheiro me dá prazer Quando estou com você Estou nos braços da paz







Um comentário:

  1. Cacau,

    Eu amo perfumes e acredito que a minha vida também seja cheia de cheiros que marcaram algum momento ou fase.
    Beijossss

    ResponderExcluir