segunda-feira, 14 de setembro de 2009

E lá vamos nós...de novo...123


Todo dia, todo tempo, todos os anos, estou tentando me adaptar as minhas atividades físicas, intercalando horários e modalidades. Antigamente eu enjoava menos, agora me deixa de "saco na lua" as repetições e músicas "pump jump". Estou mais madura e menos saltitante, antes era mais serelepe...hahaha...Mesmo assim amo praticar esporte, ter uma atividade física coordenada e acordar cedo pra malhar. Pior que quando digo cedo, é cedo mesmo. Gosto de fazer caminhada antes das 6 da manhã. Num tempo mais atrás...Colocando uns 15 anos atrás, eu entrava na piscina 5 e meia da manhã e só saía da academia as 8 e meia. Bons tempos, mas não funcionam mais pra mim...hahahaha

Vamos dizer que agora sinto mais prazer na dança de salão, na caminhada alternada, no alongamento...Capoeira me deixa centrada, buscar o adversário só com os olhos e imaginar como me defender daquela situação me faz pensar no dia-a-dia. O som do atabaque e do berimbau me deixa em transe. Quero voltar pra capoeira e seguir meus instintos. Por enquanto, nos fins de semana, trilha no parque que é pra agitar a filharada e fazer todo mundo desviar das pedras do caminho. É uma delícia!


Tornado-se Fisicamente Ativo

Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria ou mesmo todos os dias da semana. Para atingir e manter um peso saudável, particularmente depois que tiver perdido uma grande quantidade de peso, poderá ser necessário realizar 60 minutos ou mais de atividade física de intensidade moderada todos os dias.

Atividades físicas podem incluir exercícios estruturados como caminhar, correr, praticar basquetebol ou outros esportes. Você também pode incluir atividades cotidianas como afazeres domésticos, trabalhos no jardim ou caminhar com o cachorro. Escolha uma combinação de atividades estruturadas e cotidianas que encaixem no seu horário.

Se você tem estado inativo por um bom tempo, comece devagar e exercite-se por até 30 minutos por dia num ritmo que seja confortável. Caso não seja capaz de fazer exercícios por 30 minutos de uma vez, acumule atividades físicas durante o curso do dia em sessões de 10-15 minutos.


Benefícios para a Saúde da atividade Física

Atividade física regular o auxilia a controlar seu peso e pode ajudar a:

  • Reduzir seu risco ou controlar doenças crônicas como diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol, doenças cardíacas, osteoporose, artrite e alguns tipos de câncer;

  • Construir músculos articulações e ossos saudáveis;

  • Melhorar o equilíbrio e flexibilidade;

  • Prevenir a depressão; e

  • Melhorar o humor e sensação de bem-estar.

Atividade Física Aeróbica

Você pode atingir seu objetivo com pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada fazendo atividades físicas aeróbicas. Exercícios aeróbicos incluem qualquer atividade que o faz respirar mais rápido do que quando está descansando e eleva a sua freqüência cardíaca.

Especialistas recomendam exercícios de intensidade moderada. Nesse ritmo, você pode respirar mais forte e achará mais difícil falar, mas ainda deve ser capaz de manter uma conversa. Se você está começando, vá devagar no exercício para ficar num ritmo de intensidade moderada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário