segunda-feira, 8 de junho de 2009

Casamento Budista, um ritual de amor e comprometimento


Nesse final de semana que passou fui ao casamento de uma querida amiga de adolescência. Adoro cerimônias e seus rituais. Qual foi minha surpresa ao presenciar uma das celebrações mais bonitas que já vi. Um casamento budista é lindo. Ele consagra a união das pessoas pela opção de se unir ao outro, por desejo de uma união honesta, perseverante e dedicada. Qualquer um sabe o quanto um relacionamento está baseado em amor, fidelidade e doação mas nesse rito os noivos buscam a paz de cada um, cientes de que a vida a dois terá suas adversidades, mas que unindo força, dedicação e perseverança é possível superar os prováveis obstáculos.

Quem realiza a celebração é uma monja. O local não precisa ser um templo mas é iluminado por velas; incensos e flores, pétalas de rosas espalhadas por todo o ambiente. Em frente a um altar do deus Buddha, todo decorado com flores e velas, os noivos, as famílias e os convidados juntam-se. Todas as leituras são feitas com muita calma. O noivo, a noiva e os padrinhos escolhidos recitam o Tisarana, Pancasila e o Vandana. É pedido aos noivos que acendam as velas e os incensos. Seguidamente os noivos oferecem flores à imagem de Buddha. Depois disto, o noivo e a noiva deverão recitar à vez, os votos que são prescritos para cada um deles.
  • Votos do noivo: "Em frente à minha mulher que acolho, aceito ama-la e respeitá-la, ser amável, ser fiel, delegar as tarefas domésticas e providenciar presentes para a satisfazer”.
  • Votos da noiva: “Em frente ao meu marido que acolho, aceito realizar as tarefas domésticas eficazmente, ser hospitaleira para com os seus parentes e amigos, ser fiel, proteger os nossos ganhos, efectuar as minhas responsabilidades com amor e conscienciosamente”.
A água é outro elemento fundamental. Além de representar e conferir a vida, a água espelha a imagem e induz o homem a enxergar a si mesmo. É símbolo da purificação. Então são representadas em três taças com água: o pinheiro, o bambu e a ameixeira. Onde cada um dos noivos deverá dar três goles em cada uma das taças. O pinheiro é o símbolo mais forte de estabilidade interior e longevidade. O bambu, que se dobra ao vento mas não quebra, sugerindo ao homem a adaptação a situações adversas sem se deixar vencer. O seu crescimento sem curvas simboliza a retidão de princípios e integridade de caráter. Então no significado da ameixeira, ela aparece com mais resistente ao inverno mais frio, e que mesmo assim consegue exalar ainda o perfume de suas flores e se frutificar.

"Quando a velha ameixeira desabrocha, o mundo inteiro desabrocha.
Quando o mundo desabrocha a primavera chega.
As cinco pétalas desabrocham como uma só flor – três, quatro, cinco, cem, mil, incontáveis flores desabrocham.
Todas essas flores crescem em um, dois, incontáveis galhos da velha ameixeira.
Uma flor udumbara e uma flor de lótus azul também desabrocham no mesmo galho.
Todas essas flores constituem as graças da antiga ameixeira.
Tal ameixeira antiga cobre os mundos humanos e celestiais. Esses mundos surgem da velha ameixeira. Centenas de milhares de flores são as flores dos seres humanos e celestiais. Milhões de flores são as flores dos Budas e Ancestrais do Darma. Quando essa espécie de ameixeira desabrocha, todas e todos os Budas surgem neste mundo e Bodidarma se manifesta."

(Shobogenzo Baige – Mestre Eihei Dogen)


É recitado o “tsatarana” (três reverências dirigidas ao Buda, à doutrina e aos convidados).
As alianças chegam nas mãos de uma criança. E simboliza o elo permanente dos dois, unindo-se as mãos esquerdas de um e do outro. A monja faz menção ao simbolismo das alianças, em que a argola fechada, faz um elo entre os dois de tanto cunho espiritual, como material.
No fim da cerimónia, só os pais citarão o Mangala Sutta e o Jayamangala Gatha oferecendo a sua bênção aos noivos. E de mãos dadas eles selam com o beijo.
Que todas as energias positivas do Universo envolvam esse casal tão apaixonado e determinado.
Vou chorar de novo! "Manteiga derretida" hiper mega blaster romântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário