sábado, 13 de junho de 2009

Ebaaaaa, Dia de Santo Antônio, estou salva...hahahaha


Morei em Belém do Pará, lugar de fé inabalável. Voltada para os mistérios e misticismo da Floresta, a cidade possui ainda o Círio de Nazaré onde pessoas fazem um percurso "carregando" sua vida nas costas literalmente. É impressionante! Foi nessa mesma época que assisti ao filme MARVADA CARNE. Um filme com elenco maravilhoso, e a protagonista logo quem? Fernanda Torres interpretando uma caipira muito engraçada. Ela briga todo tempo com uma imagem de Santo Antônio. Até enfia ele de cabeça pra baixo num riacho como se fosse afogá-lo, pedindo um homem pra casar. Não vou contar o filme todo mas vale a pena assistir. Aliás, vale muito a pena ir passear em Belém. O povo é super hospitaleiro, existem comidas típicas de sabores únicos, no Parque Zoobotânico do Museo Emílio Goeldi ainda, é possível encontrar o boto cor-de-rosa. Por mais que esteja sol, chove todo dia, assim o clima é úmido e favorece o crescimento das mangueiras, que estão espalhadas por todas as ruas e avenidas de Belém. Ai saudosismo! Vamos então de Santo Antônio?

SANTO ANTÔNIO


Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.
A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

De qualquer maneira o que vale é a fé! Fé na vida, fé em Deus!
Mas como boa brasileira que sou, a gente acaba acreditando sempre e nunca custa tentar, né? Mais uma oraçãozinha pedindo uma ajuda "extra" pra Santo Antônio. Vale também, pra proteger e manter o "príncipe encantado" que já está em seu "laço".





Oração para os namorados


Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja

Nenhum comentário:

Postar um comentário