quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mussum, cacildis, como eu amo...


"Há 15 anos, morria o músico e humorista Mussum. Antônio Carlos Bernardes Gomes, seu nome verdadeiro, faleceu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, vítima de complicações causadas por um transplante de coração.

Ainda sem o apelido que o consagrou, Antônio Carlos começou a carreira artística como músico. Na década de 60, formou com amigos Os Originais do Samba. Conciliava o grupo com o posto de cabo da Força Aérea Brasileira, com aprovação dos superiores.

O apelido Mussum surgiu em sua primeira aparição na TV. Em 1965, Os Originais do Samba participaram do humorístico Bairro Feliz, exibido ao vivo pela Globo. No entanto, Antônio Carlos foi ao programa sem a autorização de seus superiores. Durante a apresentação, tentava se esquivar das câmeras.

Tudo corria bem até Grande Otelo deixar cair no chão um livro onde guardou o script, pois não havia decorado o texto. Antônio Carlos teve um ataque de riso. O comediante olhou para o sambista – negro, calvo e sem pelos no rosto – e disparou. “Tá rindo de que, ô mussum?”, em alusão à enguia preta e sem escamas. No começo, Antônio Carlos ficou irritado com o apelido, mas acabou adotando-o como nome artístico.

A carreira como humorista começou em 1967. A convite de Chico Anysio, participou da Escolinha do Professor Raimundo, na Tupi.

A insistência de Manfried Sant’Anna, o Dedé Santana, levou Mussum ao grupo humorístico que o consagrou. Após inúmeros convites, em 1971 ingressou no programa Os Insociáveis, exibido pela Record. Renato Aragão, o Didi Mocó Sonrisélpio Colesterol Novalgino Mufumbo, completava o trio.

Em 1973, os três foram para a Tupi, onde estrearam o programa que teria o mesmo nome com o qual passaram a se apresentar: Os Trapalhões. No mesmo ano, Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias, ingressou no grupo.

Em 1977, estrearam na Globo. Em 1990, com a morte de Zacarias, Os Trapalhões pensaram em parar, mas seguiram em frente em homenagem ao colega. Após a morte de Mussum, o programa resistiu por um ano. Totalmente descaracterizado, deixou de ser exibido em 1995.

Além do programa na TV, Mussum participou de 27 filmes com os colegas humoristas. Estreou nas telonas em 1976, em O Trapalhão no Planalto dos Macacos. Seu último longa-metragem foi Os Trapalhões e a Árvore da Juventude, de 1991." (M de Mulher)

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu adorava os trapalhões. A turma do Didi é um fiasco.
    Como anda as coisas?
    Depois dá uma passadinha lá no cupcake pra dar
    uma força com a divulgação. Eu criei um banner de link e gostariaque meus favoritos
    a tivessem, se vc quiser, é claro... rsrs.

    Tenha uma ótima semana.
    Bjos e até+

    ResponderExcluir
  2. oi! Ana adorei seu blog, e sob nosso querido Mussum

    postei algo sobre ele no meu blog c puder d uma olhadinha lá tbm kkk
    http://trustno1porkaria.blogspot.com/

    adorei seu perfil tbm vc deve ser uma moça bem legau !
    se puder vamos manter contato tenho meu email no blog q deixei pra contato e uma caixa de rec lá vc está convidada a ser uma amiga !claro c qiser né ! kkkk. bjo

    ResponderExcluir